Alguém tem dados de quantos professores de música existem no Brasil?
O e-mail que enviei ontem para poucas listas gerou várias e diferentes respostas e discussões que foram encaminhadas para outras listas das quais não participo e que acho que seriam muito importante de serem compartilhadas por todos. Isto é evidência de que o assunto transborda e também sinal de que muito mais poderia ser partilhado. Isto por si já evidencia a necessidade de se criar com urgência um canal onde possamos reunir assuntos que possibilitem um intercâmbio entre as listas.
Por esta razão, criei uma lista provisória chamada PROFESSORES DE MÚSICA DO BRASIL (professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com). A princípio, trata-se de uma lista voltada a Professores de Música do Brasil, sejam estes do ensino formal, informal e não-formal; ed. infantil até superior, ensino técnico etc. Perceba-se que não quis colocar o nome Educação Musical do Brasil, por se tratar este de um tema que já é ampla e profundamente abordado pela ABEM; por outro lado, a lista de Professores de Música do Brasil chama a atenção especialmente para este importante agente do processo educacional: o(s) professore(s), principalmente no que diz respeito à partilha de práticas do cotidiano que surgem a cada momento. Percebo uma distinção — não separação — entre Educação Musical e Professores de Música. (Isto pode ser um dentre vários assuntos iniciais prementes).
Mais um ponto ainda a ressaltar: a presente lista não visa em hipótese alguma substituir esta ou aquela lista/comunidade/associação/fórum/núcleo, mas sim propiciar a troca entre estes e ainda, potencializar o alcance a um maior número de pessoas (que, fato, por vezes não tem conhecimento de muitas iniciativas e trabalhos perenes). De início, foi criada para reunir, como disse, as importantes contribuições que estão correndo em paralelo sobre a necessidade de uma comunicação mais dinâmica entre os setores profissionais da educação musical.
Por outro lado, a existência desta lista é, primeiramente para discutir a sua pertinência e existência, a fim de evitar mal entendidos de qualquer ordem. Um segundo ponto seria a definição do seu funcionamento que será feito pelos seus integrantes: a moderação será aberta a quem julgar-se apto para tal, porém será definida pelos seus integrantes após um número representativo de adesões — análise que será realizada também coletivamente.
Criei no googlegroups, pode-se pensar se é o caso de criar em outro serviço de e-grupo. Para entrar na lista — que está aberta a quem quiser — basta acessar http://groups.google.com/group/professoresdemusicadobrasil ou solicitar inclusão; qualquer integrante está habilitado a fazer convites também para adicionar integrantes.
Espero ter contribuído de alguma forma para esta lista que, a partir de agora, ganha vida própria.
Solicito a gentileza de encaminharem para suas listas. As novas discussões que vierem a existir sobre o tema, seria conveniente que seja dentro da lista professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com, para que todos os interessados possam acompanhar.
Abs
Estevão Moreira
Ola Estevão, achei otima sua iniciativa,parabens!
não consegui me cadastrar sempre da erro,que posso fazer?
obrigada Rosana
CurtirCurtir
Olá Rosana! Obrigado pela participação. Irei cadastrá-la diretamente ok? Abs! Estevão.
CurtirCurtir
Ola Estevão:
Tudo bem?
Não sei se consegui me cadastrar.
Adorei a idéia.
Obrigada
CurtirCurtir
Olá Lena!
Obrigado pela visita! irei cadastrá-la, ok?
abs!
Estevão
CurtirCurtir