O Livro

Clique aqui para fazer o Download do livro Investigações Filosóficas sobre Linguagem, Música  e e Educação.

NOVO: Clique aqui para fazer o DOWNLOAD em PDF da Capa/Lombada/Contracapa para encadernação do livro.

Sobre o autor: Estevão Moreira, professor, compositor e regente. Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi representante estadual da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM – no ano de 2012. Atualmente, é professor de música e gestor cultural no Colégio Santo Inácio (ver entrevista).

Trecho do Prefácio: Prof. Maya Suemi Lemos (IFHT-UERJ)

Livro Estevão Capa“O que é isso que chamam de música? A questão enunciada por José Estevão Moreira é o fio condutor deste livro que vem à luz tão oportunamente, neste momento chave da educação musical no Brasil, em que ela se defronta ao desafio de sua implementação em todas as escolas brasileiras.
Por meio desta questão seminal o autor traz para o campo da música a reflexão de Wittgenstein sobre a linguagem, tomando como conceitos operacionais, sobretudo, as noções do segundo Wittgenstein, das Investigações Filosóficas, tais como os jogos de linguagem, as semelhanças de família, as formas de vida. Ou seja, adotando uma perspectiva sobre a linguagem – consequentemente, sobre a música – a partir de suas práticas.
A generosidade do autor na clareza da exposição e na fluidez do texto, assim como sua cordialidade na insistência em elucidar os conceitos fazem deste livro um instrumento precioso para o educador musical, não necessariamente familiarizado com o texto filosófico.
A problemática levantada por José Estevão traz uma contribuição importante no contexto atual de obrigatoriedade do ensino de conteúdos musicais na educação básica. Um processo dessa envergadura não pode passar ao largo de um questionamento sério e severo sobre o que é isto a que chamamos educação musical ou o que queremos dizer quando dizemos educação musical. O presente livro busca alicerçar uma concepção de educação musical atenta para a diversidade das concepções e práticas musicais que, embora tenha adesão de numerosos educadores musicais, muitas vezes carece de um assento conceitual mais denso. A reflexão nele desenvolvida contribuirá certamente para dar solidez e nutrir as práticas pedagógicas […].

Veja Também: Resumo e Referências Bibliográficas.

31 respostas em “O Livro

  1. Parabéns não somente pelo trabalho, que aliás achei primoroso, mas também pela iniciativa de disponibiliza-lo para download!
    Espero que seja modelo para muitos outros autores.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito obrigada por compartilhar… estou me formando em Educação musical e já cursei alguns semestres de filosofia e quero fazer minha pós com uma área parecida com a sua… esse livro vai me ajudar muito! Muito Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bom dia Estevão… Recém inicie a leitura e já percebo a riqueza do material… trabalho com psicomotricidade e percussão corporal e rítmica com crianças com deficiência física e intelectual e tenho muita carência de material bibliográfico que não seja estritamente clínico… e acredito que seu livro contribuirá muito para nosso trabalho de 2015.
    Não sei se é pertinente, mas só pra compartilhar, estamos criando uma composição coreográfica para a obra “Saltimbancos” do Chico Buarque, na versão original.

    Abs,

    E mais uma vez, obrigado pela democratização da informação.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Revista Cult O filósofo e o detetive – Revista Cult | Estevão Moreira

  5. Pingback: Teoria Musical é importante? | Estevão Moreira

  6. Parabéns pelo trabalho, prof. Estevão! Precisamos muito de reflexões como essa, abordando principalmente as disciplinas “estabelecidas” da nossa área: teoria musical, harmonia, contraponto e por aí vai. Também parabenizo tua postura de publicar como e-book: esse é o verdadeiro espírito de acesso livre ao conhecimento. Um abraço e sucesso!

    Curtir

    • Caro Prof. Daniel Lemos!

      Quanto tempo!
      Realmente é um campo muito fértil para reflexões a fim de que possamos, juntos, em comunidade, continuarmos a levar cada vez mais a Música é Educação para todos os que desejarem.

      Um forte abraço e obrigado pelas palavras!

      Estevão Moreira

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s