Currículo

Estevão Moreira

Rio de Janeiro, Brasil.
estevaomoreira@gmail.com 
 
Habilidades (palavras-chave)

Mestre em educação musical; pesquisa em filosofia, educação e música; aula de instrumento; formação de grupos musicais; composição e direção musical para teatro; regência coral; consultoria em projetos artístico-culturais e pedagógico-musicais;  elaboração e análise de projetos culturais.

Formação Acadêmica

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2009-2011)

  • Mestrado em Música e Educação
  • Concluído em agosto de 2011
  • Título: “Investigações filosóficas sobre linguagem, música e educação na perspectiva de uma pragmática wittgensteiniana. (O que é isso que chamam de música?)”.

Universidade de São Paulo – USP (2002-2007)

  • Graduação em Educação Artística – Licenciatura em Música
  • Concluído em dezembro de 2007

Universidade Federal de Mato Grosso (1999-2000)

  • Graduação em Educação Artística – Licenciatura em Música
  • Transferência para USP
Experiência Pedagógica

 Colégio Santo Inácio (desde 2011)

  • Professor de Violão nos Projetos Complementares, com alunos do 2º ano (EF I) ao 2º ano (EM)
  • Regente dos Grupos Musicais Inacianos – Corais e Grupos Instrumentais de alunos do 6º ano (EF II) ao 3º ano (EM)

 Ensino Coletivo de Música e Instrumentos (2008-2010)

  • Igreja Matriz de Botafogo – Paróquia São João Batista
  • Responsável pela idealização e produção das oficinas de música

 Aulas Particulares de Música RJ (desde 2008)

  • Violão, flauta doce, contrabaixo, teoria musical.

 Associação Israelita “A Hebraica” (fevereiro/2006 – dezembro/2007)

  • Centro de Música Naomi Shemer
  • Aulas de Violão e Guitarra (crianças e adultos)
  • Musicalização Infantil (5 a 8 anos)

 Tenkai Academia de Música SP (fevereiro/2004 – dezembro/2007)

  • Coordenador pedagógico, professor de instrumento, prática de conjunto, teoria musical, harmonia, percepção, análise, composição, apreciação musical e história da música
  • Diretor Artístico e Regente do Coral Tenkai

Creche da Universidade de São Paulo (2007)

  • Aulas de música para crianças de 5 a 7 anos
  • Estágio Assistido

 Laboratório de Educação Musical da Universidade de São Paulo – USP (2006)

  • Aulas de música para crianças e adolescentes
  • Estágio – Disciplina LEM

 Festival de Música de Prados – MG (2003-2006)

  • Coordenação, Aulas de Harmonia e Análise, sob a orientação do Prof. Dr. Olivier Toni

 Coral da Paróquia São Dimas (em São Paulo)

  • Direção Artística e Regência
Publicações e Pesquisas Acadêmicas

 “O que a filosofia da linguagem pode nos ensinar sobre a ideia de linguagem musical e quais as implicações deste diálogo para a educação musical?” (2012)

  • Artigo publicado na REVISTA DA ABEM

 “Crítica a uma concepção referencialista de linguagem sobre música, na perspectiva da pragmática wittgensteiniana” (2011)

  • Artigo apresentado no XXI congresso da ANPPOM

 “Existe a Música? Variações sobre a alegoria dos cegos e do elefante” (2010)

  • Artigo apresentado no I SIMPOM e publicado nos anais do evento
  • Artigo também apresentado no encontro de Discentes de Filosofia da Universidade Gama Filho-RJ

 “Linguagem, música e educação: na perspectiva de uma pragmática wittgensteiniana” (2010)

  • Artigo apresentado no XIX Congresso Nacional da ABEM e publicado nos Anais do evento.

 “O que é isso que chamam de música? Uma investigação filosófica sobre música, linguagem e educação” (2009)

  • Artigo publicado nos Cadernos do PPGM-UNIRIO
  • Apresentado no seminário dos alunos de pós graduação em filosofia (UERJ)

 “Tecnologia e sintaxe: as implicações na concepção de música e reflexos na educação musical” (2008)

  • Artigo apresentado no SIMPEMUS V (Simpósio de Pesquisa em Música) da UFPR e publicado nos Anais do evento.

“Matéria Música: O que é (pode ser) Música? Reflexões a partir de uma fenomenologia da escuta de Pierre Schaeffer e reflexos na Educação Musical” (2007)

  • Monografia de Conclusão Curso de Licenciatura em Música da USP

“Territórios, momentos e jogos no prelúdio Des pas sur le neige: Uma perspectiva de análise orientada a objetos” ( 2007)

  • Artigo apresentado no Congresso Nacional da ANPPOM em agosto de 2007, publicado nos Anais do evento.
  • Co-autoria: Prof. Dr. Rogério Costa (orientador)

“O que é (pode ser) música? Uma fenomenologia das atitudes de escuta segundo Pierre Schaeffer” (2006)

  • Artigo apresentado no SIMPEMUS III (Simpósio de Pesquisa em Música) da UFPR e publicado nos Anais do evento.

 Composição: “Pequenos estudos materiais I para flauta solo” (2007)

  • Peça solo com estreia nacional em 08 de outubro de 2007 no V Encontro de Compositores Universitários em São Paulo (ENCUN)
  • [Link]

“Análise da obra pianística de Debussy através de uma perspectiva de análise orientada a objetos” (fevereiro/2006 – janeiro/2007)

  • FAPESP – Iniciação Científica (bolsista)
  • orientação: Prof. Dr. Rogério Costa (USP)
  • Avaliação: “Aprovado com Louvor”

 Composição: “3 pequenas peças pictóricas para clarinete solo” (2004)

  • Peça solo estreada em Julho de 2004 em Prados-MG
Congressos, Encontros e Simpósios

 XVII Congresso Nacional da ANPPOM (2011)

  • UFU – Uberlândia
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 III Encontro de Discentes de Filosofia (2010)

  • Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro-RJ

 I SIMPOM Simpósio de Pós-Graduação em Música (2010)

  • UNIRIO – Rio de Janeiro
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM (2010)

  • UFG – Goiania-GO
  • carga horária 40 horas
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 Simpósio dos Alunos do PPGM UNIRIO (2009)

  • UNIRIO – Rio de Janeiro
  • Comunicação e publicação (caderno de resumos)

 EPEM – Encontro de Pesquisa em Música (2009)

  • UEM – Maringá-PR
  • Publicação nos anais do evento

 IX Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia (2009)

  • UERJ – Rio de Janeiro
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 SIMPEMUS V – Simpósio de Pesquisa em Música (2008)

  • UFPR – Curitiba-PR
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 XVII Congresso Nacional da ANPPOM (2007)

  • UNESP – São Paulo-SP
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 SIMPEMUS III – Simpósio de Pesquisa em Música (2006)

  • UFPR – Curitiba-PR
  • Comunicação e publicação nos anais do evento

 I e II Semana de Ensaios Musicais (2004-2005)

  • Palestras de Willy Correa de Oliveira, Olivier Toni, Silvio Ferraz, Flô Menezes, entre outros
Cursos, Mini-Cursos e Oficinas

 Músicas fora da “Música”: A experiência criativa na Educação Musical (set/2010)

  • Ministrado por Carlos Kater
  • XIX Congresso Nacional da ABEM (6 horas)

Introdução no Método “O Passo” (jul/2008)

  • Ministrado por Lucas Ciavatta
  • Conservatório Brasileiro de Música (20 horas)

Construção de Instrumentos Musicais com Sucatas (2007)

  • Ministrado por Pedro Paulo Salles
  • Universidade de São Paulo

Introdução ao trabalho do compositor no teatro e no cinema (2007)

  • Ministrada por Martin Eikmeier
  • Cia do Latão (SP)

Aulas de Composição (2002-2006)

  • Aluno de Olivier Toni (Harmonia 2003-2004) e Sílvio Ferraz (Composição 2005)
  • Freqüentou na USP as classes de Willy Correa de Oliveira, Aylton Escobar e Ronaldo Miranda

Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2000)

  • Aulas de Contrabaixo com Jorge Helder e Adriano Giffoni
  • Aulas de Arranjo

 Aulas de Guitarra com Toni Fernandes – Cuiabá – MT (1995-1997)

  • Harmonia e Improvisação no Jazz e Música Popular Brasileira
  • Teoria musical e solfejo
Outras Experiências (Produção, Pareceres, Representações etc.)

Debate: “O Ensino Musical nas Escolas

  • Integrante da Mesa: “Histórico, situação atual, diretrizes e bases”.
  • Projeto Brasil de Tuhu: promovido pelo Quarteto Radamés Gnattali

Representante Estadual da ABEM-RJ (2012)

  • Associação Brasileira de Educação Musical
  • Representante no Estado do Rio de Janeiro

IV Semana de Educação Musical do IA-UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM (2012)

  • parecerista ad hoc

O PASSO Produções (2010)

  • Consultoria e criação de projetos culturais para editais e leis de incentivo

 Parecerista do PRONAC/FUNARTE – MinC (abril/2008 – abril/2009)

  • Análise de Projetos Culturais de Música e Educação Musical

Tenkai Academia de Música SP (fevereiro/2004 – dezembro/2007)

  • Sócio-Fundador: administração, planejamento
  • Responsável pela Organização de eventos – Audições e Recitais de alunos
  • Articulação, relacionamentos e convênios com instituições

 Idealizador e Co-fundador do e-grupo Professores de Música do Brasil

 Idealizador e Co-fundador do FOPPEM – Fórum de Partilhas de Práticas em Educação e Música (2011)

 Autor de Blog/Site sobre Filosofia, Música e Educação

 Representante Discente CMU-USP (2005)

  • Integrante da Comissão de Reestruturação Curricular do Departamento de Música (CMU) da USP
Atividades Artísticas Recentes

Alfredo Sertã (Rio de Janeiro – 2013)

  • Contrabaixista
  • Gravação de faixa e clipe

 Maurício Detoni (Rio de Janeiro – 2010)

  • Violonista e Contrabaixista
  • Gravação do CD

 Luana Tavares (Rio de Janeiro – 2008)

  • Diretor Musical
  • Violonista

 Cia dos Ditos Cujos (2007)

  • Espetáculo: “Amor que é de mentira ou mentira que é de amor?”
  • Temporada com apresentações em 10 parques da cidade de São Paulo
  • Compositor, Diretor Musical e Músico/ator

 “Esperando Godot” de Samuel Beckett (2007)

  • Trabalho de Conclusão de Curso do Aluno Marco Túlio Garcia no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP
  • Trilha sonora para uma seleção de cenas

Quarteto Choros e Serestas – SP (2007)

  • Repertório de música brasileira: choro, bossa, samba
  • Quarteto com violão, viola (de orquestra) e clarinete
  • Compositor, arranjador, diretor musical de trilha de teatro e violonista

Coral da ECA (2002-2005)

  • Sala São Paulo: 9ª Sinfonia de Beethoven e Cantata de Noel de Sans Saens em conjunto com a OSUSP.

Quarteto Ao Molho Madeira (2004)

  • Repertório de música brasileira: choro, bossa, samba
  • Quarteto com violão, sax, flauta e oboé
  • Violonista e arranjador

Banda PRONOBIS (1998–2006)

  • Contrabaixista, compositor, responsável pela co-direção musical e gravação do CD, produção artística e executiva
  • Shows em diversos estados brasileiros e participação em Programas de Rádio e TV (destaque para Jornal HOJE – Globo)

    Clique na imagem do livro para fazer download. 

    Livro Estevão Capa

    Sobre o autor: Estevão Moreira, professor, compositor e regente. Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi representante estadual da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM – no ano de 2012. Atualmente, é professor de música e gestor cultural no Colégio Santo Inácio (ver entrevista).

    Anúncios

    7 respostas em “Currículo

    1. Olá Estevão,

      provavelmente você não sabe quem sou, mas eu me lembro de ti. Sou irmã do Maurício Braz (pai da pequena Mada e da pequenina Tereza; clarinetista… ). Estava pesquisando sobre música e muito por acaso entrei no seu blog e ocorre tal coincidência. Lembro de ti pois participou com meu irmão da Cia.Dos Ditos Cujos, né? Eu acompanhei meu irmão alguns dias na apresentação.

      Eu estava pesquisando sobre músicas indígenas. Eu gostaria de saber mais sobre o assunto, e a parte “técnica” mesmo da música indígena, a composição em si. Eu estudo flauta transversal, e gostaria de aprender a compor temas indígenas. Já que estou aqui, você saberia como eu posso prosseguir?

      Agradeço a atenção,

      abraço

      Curtir

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s